Varizes, o problema que atinge a maior parte das grávidas
Um dos problemas mais comuns e que afeta a maior parte das mamães, é o surgimento de varizes durante a gestação. E esse é um quadro que deve receber bastante atenção, pois apesar de não afetar a saúde do bebê, pode ter consequências mais sérias para a mulher, chegando em alguns casos até mesmo à trombose.
“A gravidez é o período no qual ocorre o surgimento, ou aumento das varizes. Isso é muito comum e tem explicação. O corpo da mulher passa por algumas modificações para receber e desenvolver o bebê. A primeira delas é uma sobrecarga de hormônios que favorecem a dilatação das veias. A segunda alteração é o aumento do volume da circulação, para poder nutrir o corpo da mãe e do bebê em desenvolvimento. Por fim, a terceira mudança é com o crescimento do útero, que após o sexto mês começa a dificultar a circulação de retorno das pernas. Esses são os três motivos responsáveis pelo aumento das varizes e vasinhos durante a gestação”, explica o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto.
De acordo com o profissional, não existe uma regra ou método milagroso para se evitar o surgimento das varizes na gravidez, mas alguns hábitos podem ajudar a prevenir, ou diminuir os efeitos do problema. “É muito importante que durante a gestação seja mantida uma alimentação saudável, com boa hidratação e exercícios físicos regulares, conforme as limitações obstétricas. O uso de meia elástica também pode ser um bom aliado para prevenção de varizes nesse período. Mas o mais importante é sempre consultar um médico”, ressalta o doutor.
Em relação ao tratamento de varizes durante a gestação, o Dr. Gustavo explica que até existem técnicas que podem ser realizadas enquanto o bebê está sendo gerado, mas o mais recomendado é que os procedimentos sejam realizados depois da criança nascer, ou antes de engravidar. “A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Hoje existem técnicas que podem ser realizadas durante a gestação, porém apenas em casos excepcionais. O ideal é que o tratamento seja realizado antes e engravidar para melhorar a qualidade do pré-natal e evitar as complicações com inchaço e trombose”, alerta.
Após dar à luz, apesar de todo o trabalho e da nova vida que se tem com a chegada do bebê, a mulher não deve se descuidar da atenção com sua saúde. E nesse momento é hora de avaliar a situação das varizes que surgiram na gravidez e iniciar tratamentos para acabar com o problema.
Os procedimentos realizados pelo doutor Gustavo Marcatto visam a praticidade e através da aplicação do laser, sem cortes, internações e nem dores, é possível acabar com os vasos e varizes. “Uso laser e no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Resolvemos o problema todo com um tratamento e a paciente pode manter a rotina de atividades sem restrições”, explica o médico que utiliza a chamada técnica CLaCS, criada pelo Dr. Kasuo Miyake.
“Guiado pela realidade aumentada, identifico as varizes e utilizo a sinergia entre o laser e a crio-escleroterapia. É um método seguro, que evita em 85% os casos de cirurgia eliminando as varizes e os vasinhos sem precisar de internação ou repouso, deixando as pernas das mamães bonitas e saudáveis”, explica Dr. Marcatto, que já utilizou o método em famosas como a cantora Thaeme (da dupla com Thiago), e com as influencers Andressa Suíta e Natália Toscano, pouco depois de cada uma delas se tornarem mães.